Já alguma vez tiveste um encontro com aquele tipo de pessoas no mundo dos negócios que sentem a necessidade constante de se gabar e mostrar ao mundo todas as suas realizações, posses e conquistas? Vamos pensar no que é que isto significa. Aqueles que procuram sempre aprovação e admiração dos outros através de palavras podem, sem perceber, revelar que são inseguros. Como sentem que têm que provar o seu valor o tempo todo aos olhos dos outros, acabam por nem celebrar as suas próprias conquistas.
A verdadeira confiança e autoestima não precisam de ser anunciadas a toda a hora.
Quando te concentras no teu crescimento pessoal não precisas de estar sempre a falar nisso. Às vezes, manteres as tuas vitórias em segredo é o melhor a fazeres. Deixa-te saborear as tuas conquistas pessoais em silêncio, sem precisares da validação constante dos outros.
Mas como é que tudo isto se relaciona contigo, como empreendedor(a)?
Aqui estão alguns exemplos:
Estratégia silenciosa:
Às vezes e principalmente quando estás a começar, é melhor trabalhares em silêncio no teu negócio/projeto sem partilhares tudo antes do tempo. Isso permite-te focar no desenvolvimento e na qualidade, em vez de sentires a pressão externa de amigos e familiares.
Foco no cliente:
Em vez de estares sempre a gabar-te das tuas ofertas, concentra-te em ouvir o feedback dos teus clientes e em melhorar constantemente com base nesses insights. O verdadeiro valor de um negócio está em como ele satisfaz as necessidades dos clientes.
Os resultados falam mais alto:
Deixa os resultados do teu negócio falarem por si. Quando entregas produtos ou serviços excecionais, os clientes vão elogiar e recomendar o teu negócio naturalmente.
Cultiva a humildade:
Manter a humildade no mundo dos negócios é uma virtude que não se vê muitas vezes. O que não falta são pessoas que só FALAM em como são melhores em vez de simplesmente DESMONTRAREM isso.
Aprendizagem contínua:
Em vez de achares que sabes tudo, abraça a mentalidade de aprendizagem contínua. Estar disposto a aprender com os outros e a crescer constantemente, tanto a nível pessoal como profissional é essencial para seres não só um(a) empreendedor(a) bem sucedido mas uma pessoa de qualidade. Moral da história, não é preciso dizer tudo. O maior poder está em não exagerar, celebrar de forma tranquila e focares-te no teu próprio crescimento.
0 Comments