O mundo do empreendedorismo é muito diversificado e multifacetado, mas ao analisarmos a histórias de empreendedores como Elon Musk e Steve Jobs podemos perceber que existe um padrão de certas características de personalidade que tendem a surgir repetidamente. Vamos então explorar as quatro características cruciais que a maioria dos empreendedores de sucesso partilham.
1. Paixão
A paixão é essencial para um empreendedor não só gostar do negócio que está a desenvolver mas também ter uma razão para o fazer. Os empreendedores bem-sucedidos não se limitam a perseguir uma oportunidade de negócio, eles são motivados por uma paixão genuína pelo que fazem. E uma das coisas mais interessantes é que esta paixão é contagiosa e acaba por influenciar positivamente as suas equipas, atrair investidores e cativar clientes.
A paixão e dedicação de Steve Jobs em inovar em termos não só de design mas também tecnológicos através da Apple, não só revolucionou a indústria em si, mas também criou uma das marcas mais valiosas do mundo com um público extremamente leal aos seus produtos.
Apesar de ter sido demitido da própria empresa na década de 1985, Steve Jobs voltou à empresa em 1997 como consultor e posteriormente CEO e com uma estratégia ainda mais forte e inovadora que gerou produtos icónicos como o iMac, iPod, iPhone e iPad.
Na prática pensa assim:
- Se trabalhares em algo que gostas e pelo qual sintas paixão, a tua vida profissional será muito mais leve e gratificante.
2. Resiliência
A segunda características é a resiliência. O caminho do empreendedorismo raramente é linear. Encontra-se repleto de rejeições, falhas e contratempos. A resiliência é o que permite aos empreendedores de sucesso absorver estes problemas mas continuar a avançar.
É uma combinação de persistência, otimismo e a capacidade de aprender com os erros.
Antes de J.K. Rowling se tornar uma das autoras com mais vendas do mundo através da série “Harry Potter”, ela enfrentou rejeições consecutivas de várias editoras. Além disso, vivia de subsídios do governo e era mãe solteira. Mesmo assim, ela continuou a escrever e procurar uma editora que acreditasse no seu trabalho. A sua resiliência foi recompensada quando a Bloomsbury, na altura uma pequena editora em Londres, deu à sua série “Harry Potter” uma oportunidade, que levou à venda de mais de 600 milhões de cópias dos seus livros em todo o mundo, até à data.
Na prática:
- Vê os erros como feedback valioso para melhorares e incorpora as lições que aprender para melhorares continuamente.
- Mantém também uma mentalidade positiva, mesmo quando enfrentas desafios porque a resiliência é basicamente uma decisão consciente que tens de tomar, de nunca desistir.
3. Flexibilidade
A 3º característica é a flexibilidade. O sucesso raramente vem de se seguir um plano rígido. A capacidade de adaptação a mudanças de mercado, novas informações e feedback dos clientes é um traço comum entre os empreendedores de sucesso. A flexibilidade permite que consigas sobreviver quando as coisas são incertas e imprevisíveis o que é comum no mundo dos negócios.
Reed Hastings, o co-fundador da Netflix, demonstrou uma capacidade incrível de adaptar-se às mudanças do mercado. A Netflix começou como um serviço de aluguer de DVDs por correio, mas rapidamente mudou a estratégia ao criar um serviço de streaming online independente, separado do primeiro negócio de aluguer de dvd’s.
Mais tarde, Reed antecipou novamente as preferências dos consumidores e então a Netflix começou a produzir o seu próprio conteúdo original tais como séries e filmes na mesma plataforma de streaming.
Na prática e para te manteres flexível no mundo dos negócios deves:
- Manter uma mente aberta e não ter receio de adaptar um pouco o teu modelo de negócios ou estratégia caso o ambiente e necessidades dos consumidores o sugiram.
- Ouve também os teus clientes e ajusta o teu produto ou serviço de acordo com as suas necessidades e desejos.
4. Visão Inovadora
Por fim, a quarta característica é a visão inovadora. Os empreendedores de sucesso têm uma visão diferente e simplesmente veem o que outros não veem.
Além disso, têm a capacidade de prever as necessidades do mercado e criar soluções que ainda não existem. A inovação não está apenas no produto ou serviço; reside também na forma como se gere, comercializa e se escala os negócios.
No caso de Elon Musk, o fundador da SpaceX, Tesla, Neuralink e outras empresas, é conhecido pela sua visão inovadora e disruptiva.
Através da Space X ele conseguiu desafiar a indústria aeroespacial que até então era dominada por agências governamentais e grandes corporações, ao reduzir os custos de cada viagem espacial e pretender tornar possível a colonização do planeta Marte.
A SpaceX desenvolveu o primeiro foguetão (com financiamento privado) que chegou com sucesso à Estação Espacial Internacional e está a trabalhar em projetos como o Starship, destinado a missões interplanetárias.
Este exemplo mostra não só como uma pessoa com uma visão inovadora pode superar desafios tidos como anteriormente impossíveis como também conduzir uma empresa desafiante ao sucesso.
Na prática:
- Investe tempo no pensamento criativo e estratégico para antecipares as tendências e necessidades futuras do mercado.
- E não tenhas medo de mexer com as coisas. Às vezes, a inovação significa romper com o status quo e estabelecer novos paradigmas.
Estas quatro características — paixão, resiliência, flexibilidade e visão inovadora — são os pilares que sustentam o espírito empreendedor. Se pretendes ser empreendedor(a), estuda-as bem para aumentares significativamente a probabilidade de teres sucesso.
0 Comments